Um dos brasileiros que aparece em um vídeo hostilizando o cantor Gilberto Gil no Catar, durante o jogo do Brasil, foi identificado como um empresário de Joinville. Segundo informações, ele possui sociedade em uma franquia de uma pizzaria no município. Em nota, ele confirmou que estava presente na ação, mas que não xingou Gil.
No vídeo divulgado em redes sociais, um grupo de brasileiros aparece seguindo Gilberto Gil e a esposa, Flora Gil, em um dos acessos ao Estádio Lusail. Ao se aproximarem do compositor baiano, os brasileiros começaram a gritar “Vamos, Bolsonaro” e “Vamos, Lei Rouanet”.
O empresário aparece no vídeo com um chapéu e uma camiseta com o nome “Papito Rani” nas costas. “Decerto não era o momento, tampouco o local adequado, mas, as duas únicas frases ditas por mim foram: “Vamos Bolsonaro” e “Você ajudou o Brasil para c…” (essa última em evidente tom de ironia, haja vista a divergência política) que, com todo respeito, não configura nenhuma ofensa. Em virtude da polarização política existente hoje no Brasil, uma outra pessoa que estava atrás de mim extrapolou e desferiu um xingamento ao Sr. Gilberto Gil. Entretanto, repita-se, não foi eu!!! (sic)”, diz o empresário em nota.