Conhecido pelo papel marcante e irreverente do Sargento Pincel, em “Os Trapalhões”, da TV Globo, o ator Roberto Guilherme, de 84 anos, morreu nesta quinta-feira, dia 10, no Rio de Janeiro. O artista, que também era dublador, estava internado na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul. A informação foi confirmada pela família do artista e também por Lívia Aragão, mulher do também ator Renato Aragão. Pinça, como também era carinhosamente chamado, lutava contra um câncer.
O Sargento Pincel contracenava com o Soldado 49, interpretado por Renato Aragão. A careca, que virou sua marca registrada, surgiu no programa, com o ator tendo os cabelos raspados em uma esquete humorística. Por muitos críticos de TV, Guilherme foi considerado como o quinto trapalhão.
Edward Guilherme Nunes da Silva, nome de batismo, nasceu em Ladário, Corumbá (MT), em 25 de agosto de 1938. O nome Roberto foi uma homenagem feita ao cantor Roberto Carlos. Chegou a jogar futebol profissionalmente, como ponta-esquerda, no Vasco da Gama. Foi paraquedista do Exército e nunca abandonou o futebol. Iniciou a carreira na TV, passou para a TV Excelsior, onde conheceu Renato Aragão, em 1963. Passou a fazer parte do elenco fixo de “Adoráveis Trapalhões”, que tinha como astros principais Didi, Ted Boy Marino, Ivon Cury e Wanderley Cardoso.
Com o mesmo elenco, também atuou em “Os Legionários” (1965), onde interpretava um militar, que não tinha nome, mas era o embrião do Sargento Pincel. Passou pela TV Record, e fez dupla com Aragão no programa “Praça da Alegria”, na emissora. A convite de Wilton Franco, Roberto Guilherme entrou para o programa “Os Insociáveis” (1971-1974), que reunia no elenco Didi, Dedé, Mussum e a cantora Vanusa.
Em 1969, o ator foi para a TV Tupi, trabalhar com Costinha. Em 1975, Renato, Mussum, Dedé Santana e Zacarias foram para a Tupi, e Zacarias passou a ser o quarto integrante do quarteto. Surgia “Os Trapalhões”. Em 1980, o ator chegou a fazer teste para interpretar o palhaço Bozo, no SBT, mas perdeu a vaga para Wandeko Pipoca. Em 1981, Guilherme foi para a TV Globo, onde participou de programas como ‘Viva o Gordo’ e ‘Balança Mais Não Cai’.
No entanto, foi no retorno de ‘Os Trapalhões’, que ficou na memória do público. Gravou ‘Os Trapalhões’ em Portugal (1995-1997). As informações são dos jornalistas Bia Rónai, Roberta Pennafort e Rafael Nascimento de Souza, do G1.
