A Prefeitura de Balneário Camboriú, prevendo o surgimento dos chamados ‘degraus gigantes’ após o alargamento na praia Central, montou uma estratégia com geotubos, que devem amenizar as escarpas, nome técnico dos degraus.
Segundo informações, no projeto também foi inclusa uma quantidade a mais de areia na praia para compensar esse processo. “Isso é naturalmente previsto e os especialistas davam o tempo de um ano a um ano e meio para ocorrer este equilíbrio, e isso está acontecendo”, afirmou em nota da prefeitura de Balneário Camboriú.
Os “degraus gigantes” ocorrem devido ao processo de conformação e equilíbrio da praia ao longo do tempo. Conforme a prefeitura, que acompanha este processo através de monitoramento, foi “contratado um projeto de contenção nesse pequeno espaço, que será feito com geotubos”.
Os geotubos são bolsas de contenção, colocadas em locais mais afetados pela ressaca. Posteriormente, é jogada areia por cima das bolsas, o que equilibrará os níveis de areia em toda extensão alargada.