Agricultores de Barra Velha receberam nestes últimos seis meses mais de 1.000 toneladas de calcário para a correção do solo. O produto foi distribuído pela Secretaria de Agricultura e Pesca da Prefeitura, em parceria com a Epagri, que aponta o período de março a outubro como a “temporada do calcário” na cidade.
Neste ano de 2022, a temporada fechou com 70 cargas de calcário, somando montante aproximado de 1.050 toneladas e cerca de 25 agricultores atendidos – um bom número em relação aos anos anteriores.
O calcário destinado a Barra Velha, segundo o extensionista rural Ricardo Grejianim, da Epagri, é extraído de pedreiras e jazidas na cidade de Botuverá, no Médio Vale de Itajaí. Com isso, a Secretaria de Agricultura barra-velhense libera seus caminhões caçambas, buscando o material ao custo de R$ 192 o frete para os agricultores.
O secretário de Agricultura local, Alonso Freitas, também comemora os bons resultados. “Para esta temporada nos preparamos bem, conseguimos um novo caminhão caçamba e realizamos a manutenção do que já tínhamos. Foram mais de 12 mil quilômetros rodados de idas e vindas de Botuverá até Barra Velha”, contabiliza ele.
O calcário destinado a Barra Velha tem sido usado em solos de cultivo de banana, palmeira e aipim, entre outros. E para medir a acidez da terra e posteriormente corrigi-lo, é preciso efetuar a análise de solo junto à Epagri, que frisa que todo agricultor que depende da terra para sua produção de alimento sabe da importância do produto. “Além de diminuir a acidez da terra ele fornece nutrientes para as plantas, como cálcio e magnésio”, observa Ricardo.
1.050 toneladas
Das 1.050 toneladas liberadas para Barra Velha, 450 foram concedidas pelo programa Calcário Terra Boa, iniciativa da Epagri em parecia com a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro) aos agricultores locais, que tem cadastro como produtor rural no município e possuam análise de solo em dia.
A Secretaria de Agricultura, Pesca e Pecuária está aberta de segunda a sexta, das 13h às 19h junto à Prefeitura, atendendo a serviços com trator (arado, grade, rotativa, escarificador), escavadeira e caçamba.
