Após a reação de muitos catarinenses em relação ao corte de verbas destinadas à duplicação da BR-470, em Santa Catarina, o Diário Oficial da União desta terça-feira, dia 11, publicou portaria que devolveu à obra os quase R$ 28 milhões sido cortados do orçamento de 2022 pelo Ministério da Economia. A informação foi dada pelo jornalista Evandro de Assis, da NSC TV.
Segundo Evandro, a redução na verba destinada à rodovia havia sido noticiada com exclusividade pela sua coluna na última quinta-feira, dia 6. Os R$ 3,4 milhões cortados da BR-282, no entanto, não foram restabelecidos.
O dinheiro de investimentos no trecho Navegantes/Indaial literalmente taparia buracos em rodovias, mas sem a garantia de que ficaria no Vale do Itajaí ou mesmo em Santa Catarina. Como o corte repercutiu mal nas redes sociais, e foi até criticada pelo senador Esperidião Amin (PP), que criticou a medida.
Como reação, o Ministério da Infraestrutura prometeu cancelar a movimentação de recursos — o que, agora, ocorre de fato. O valor restituído corresponde a 36% do total previsto para a BR-470 neste ano. Ainda assim, é necessário o empenho, fase do gasto público em que o governo assegura a execução da despesa. Se não ocorrer até 31 de dezembro, perde-se a verba.