Nesta quarta-feira (1), acontece a solenidade de abertura do curso de formação de Promotoras Legais Populares (PLP), uma iniciativa do Coletivo Mulheres do Brasil em Ação – CMBA, com apoio da Câmara Municipal de Navegantes, através da Procuradoria da Mulher, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/Subseção Navegantes.
A solenidade acontecerá nas dependências do Centro Educacional Professora Maria de Lourdes Couto Cabral – Caic.
As Promotoras Legais Populares são lideranças comunitárias capacitadas em noções básicas de direito, política, gênero e cidadania, direitos humanos, organização do Estado e do Judiciário, entre outras temáticas pertinentes, para difusão destes conhecimentos nas comunidades nas quais estão inseridas.
O projeto consiste em educar grupos de mulheres para ampliar e fortalecer o conhecimento de seus direitos e caminhos de acesso à justiça, combater a discriminação, opressão, violência e desigualdade de gênero, servindo como ponte entre o Estado e a comunidade, e criando condições para que as participantes orientem outras mulheres em defesa de seus direitos.
Serão 18 aulas realizadas às quartas-feiras, a partir das 19 horas, no Centro Integrado de Cultura (CIC) Prefeito Manoel Evaldo Muller.