A navegação no canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes foi proibida na manhã desta terça-feira (17) pela Marinha do Brasil. Esta é a segunda vez que o canal é fechado por conta do mau tempo na região – a última foi por conta da chuva.
De acordo com a Marinha, o canal de acesso foi fechado por conta dos fortes ventos que atingem a região e deixaram o canal impraticável. A região é atingida por um ciclone subtropical e as rajadas de vento podem chegar a 100 km/h.
Sem entrada nem saída de navios no canal dos portos de Itajaí e Navegantes, importadores e exportadores calculam os prejuízos que a paralisação causou nas últimas semanas. O canal ficou fechado por seis dias por conta do aumento da correnteza e do nível do Rio Itajaí-Açu, por conta das chuvas intensas.
Diretor Geral de Operações Logísticas do Porto de Itajaí, Ricardo Amorim diz que não é possível falar agora em valores e prejuízo neste momento, mas avalia que a paralisação impacta toda a cadeia produtiva do comércio exterior.
“É uma cadeia muito grande de logística e de comércio exterior. Temos prejuízos para exportadores, para importadores que não estão conseguindo escoar a produção ou receber matéria-prima, estamos falando dos terminais que não conseguem operar navios, e vão começar a represar muita carga, já que os navios não estão atracando”, conta.
Desta forma, sem a movimentação dos navios e com os que já atracaram sem poder sair, a ocupação dos terminais aumenta e as operações ficam mais difíceis.