O município de Navegantes foi escolhido pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) para receber uma ação especial de coleta externa de segunda. A previsão é que o evento aconteça entre o fim de setembro e o início de outubro, no Centro Integrado de Saúde (CIS), localizado no bairro do Gravatá.
A cidade foi eleita pelo órgão por conta dos vários pedidos da comunidade, além de ter um público que engaja e participa na doação, segundo a assistente de captação de doadores, Crislaine Gedoz.
O Prefeito de Navegantes, Liba Fronza, comemorou a escolha e reforçou que o município estará preparado para realização do evento. “Estamos felizes e se preparando para poder atender as exigências do Hemosc neste evento”, disse.
A Secretária de Saúde, Luciane Nesselo, acredita que esta seja uma oportunidade para os navegantinos fazerem o bem ao próximo. “Este é um ato de solidariedade e deve ser feito por todos aqueles que podem, afinal, doar sangue não dói e faz bem”, reforça.
Para doar sangue na ação que acontecerá em Navegantes, o doador passará por uma breve triagem. O Hemosc define algumas características para ser doador, confira:
– Levar um documento com foto;
– Ter boas condições de saúde;
– Ter entre 18 e 60 anos;
– Pesar, no mínimo, 50 quilos;
– Não ingerir bebidas alcóolicas nas 24 horas que antecedem a doação;
– Ter dormido, pelo menos, seis horas nas últimas 24 horas;
– Não ser usuário de drogas;
– Não ter múltiplos parceiros;
– Não ter doença hematológica, cardíaca, renal, pulmonar, hepática, diabetes, tuberculoso, câncer, sangramento anormal ou epilepsia;
– Nunca ter tido doenças de chagas ou malária;
– Não ter contraído sífilis, hepatite e não ter tido contato com o inseto barbeiro.