As Prefeituras de Navegantes e Penha se encontraram na última sexta-feira, 6, para apresentar o projeto de construção da Ponte do Gravatá. A previsão é que a licitação aconteça ainda em 2021 e o início das obras em 2022. Além do Prefeito de Navegantes, Liba Fronza (DEM), e do Prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB), o encontro contou com a presença de vereadores e secretários dos dois municípios.
A nova ponte servirá para ligar os dois municípios através do bairro do Gravatá. Além disso, o projeto prevê um novo espaço para pedestres e ciclistas, com uma altura de aproximadamente 3,5 metros, o que deve melhorar o tráfego das pequenas embarcações.
De acordo com o Prefeito de Penha, Aquiles da Costa, a construção de uma nova ponte beneficia não só os motoristas, mas principalmente, os pescadores da região. “A ponte foi projetada mais alta para que possa favorecer a atividade da pesca artesanal e também, se tornando um cartão postal com os arcos que fazem menção a imagem de um peixe”, explicou.
O custo da obra será dividido entre os dois municípios e conta com o apoio da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). Para sair do papel, o próximo passo do projeto é buscar recursos através de emendas parlamentares para garantir a continuidade do projeto.
Para o Prefeito de Navegantes, Liba Fronza, a ponte é resultado do esforço e união entre os dois municípios. “Nós estamos separados por um rio, mas unidos umbilicalmente por um desejo de transformar as duas cidades”, finalizou.
Ponte deve ter aproximadamente 3,5 metros para facilitar tráfego de pequenas embarcações. Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Penha.