O município de Navegantes terminou o primeiro semestre deste ano com um saldo de 545 empregos formais criados. Os números foram revelados em um relatório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Receita, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia.
De acordo com a Secretaria, houve crescimento em três dos quatro grandes setores da economia navegantina: serviços, comércio e construção. A indústria foi o único que registrou baixa, tendo 183 vagas a menos durante esse período.
Para o Secretário Rodrigo Silveira, os números confirmam o potencial da cidade em crescer em diversos setores da economia. “A geração de empregos nos serviços e nos comércios demonstra que a simplificação do processo de abertura de empresas está facilitando os investimentos e a formalização das atividades econômicas do município. O crescimento imobiliário, por sua vez, já atestado no ritmo de transações imobiliárias detectado no fluxo de ITBI e na aprovação de projetos construtivos na Secretaria de Planejamento Ubrano, resulta no grande incremento de carteiras assinadas no setor”, detalha Rodrigo.
Apesar do número negativo no setor industrial, Silveira acredita que que a demissão em massa está ligada ao setor automotivo. Outras indústrias, como o setor naval, contrataram um grande quantitativo de trabalhadores.