Representantes da Assistência Social de Penha estiveram na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social para solicitar ações voltadas à população afrodescendente no município. A criação do Conselho aos Direitos Raciais de Penha também foi discutida na visita, com participação de Vanderlei da Silva Costa, o Vivinho, uma das lideranças da comunidade afro-brasileira na cidade.
A reunião aconteceu na tarde de segunda-feira (14 de junho) em Florianópolis, onde o secretário de Assistência Social de Penha, Sérgio de Melo, foi recebido pelo secretário Daniel Netto Cândido da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS), para solicitar a instalação de serviços públicos voltados ao afrodescendentes.
Segundo Sérgio Melo, foram solicitadas ações específicas para a melhoria do serviço de assistência em Penha. Ele repassou pedidos ao secretário do Desenvolvimento Social de Santa Catarina e também, ao Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes. Desta forma, reivindica a implementação do Conselho dos Direitos Raciais em Penha, e a criação de um setor a tratar especificamente desta demanda. O secretário da SDS, Daniel Netto, frisou que os pedidos vão ser analisados junto ao Governo de Santa Catarina.