A Casan de Barra Velha recebeu na tarde de quinta-feira passada (10 de junho) a tubulação que vai dar continuidade à melhoria do abastecimento de água do bairro Itajuba, um dos que mais crescem no município. A obra de implantação da rede de 200mm de diâmetro se iniciou no final do ano passado, quando foram assentados 2.900 metros.
A partir da próxima semana serão instalados mais 1.668 metros, perfazendo quase cinco quilômetros de novas redes apenas para essa região. “Acreditamos que até setembro a empresa contratada vai concluir a instalação desse trecho da beira-mar até as proximidades da BR-101, desde a Rua Rita de Cássia Coelho Ramos até a divisa com Balneário Piçarras”, estima o chefe da Agência local, Irvando Dinho Zomer.
O investimento da Companhia em redes para o Itajuba é de R$ 344 mil. Os engenheiros da empresa já trabalham nas sondagens e topografia de terrenos do bairro para projetar a construção do reservatório, com capacidade de 1 milhão de litros, que vai dar segurança ao sistema de abastecimento da região.
A extensão de rede também marca uma estratégia da Casan para reconquistar a simpatia do Governo Municipal. O ex-prefeito Valter Zimmermann (DEM) postergou por quatro anos a decisão de manutenção da estatal na cidade, retardando os investimentos do projeto de esgoto sanitário local. O atual prefeito, Douglas da Costa (PL), mostra-se favorável à retomada da negociação com a Casan, mas desde que com novo contrato e prazos mais ágeis para que a cidade passe a contar com seu sistema próprio de esgotamento, a exemplo do que a estatal já vem fazendo em Balneário Piçarras e Balneário Barra do Sul.