O atentado que abalou os catarinenses e chocou o Brasil no início do mês com assassinatos na creche Aquarela, no município de Saudades, no Oeste do estado, mobilizou um abaixo-assinado online com mais de 18 mil apoiadores clamando por mais segurança nas escolas de Balneário Piçarras. A expressiva adesão popular rendeu o anúncio do Programa Segurança nas Escolas nesta sexta-feira (21). Um aplicativo, por meio de parceria com a empresa de monitoramento Urbanii, irá disponibilizar o “botão do pânico” que aciona a polícia com a geolocalização da ocorrência.
A iniciativa do abaixo-assinado foi da moradora Adriele Boraka. Na descrição, o documento afirma é apavorante o que ocorreu em Saudades. A atual situação das escolas e creches da cidade eleva ainda mais a sensação de medo e insegurança, seguia o texto.
Ainda de acordo com a petição, creches e escolas não possuem nenhum tipo de segurança, portões são fechados com pequenas trancas, alguns até possuem portões eletrônicos os quais não funcionam, deste modo botando em risco crianças e servidores.
As principais reivindicações são a tomada de providências para instalação de portões com fechaduras e trancas mais fortes, contratação de vigilantes, profissionais de segurança, sistema interno de segurança com botão de pânico e rondas policiais.
A Secretaria Municipal de Educação apresentou um projeto piloto voltado à segurança da Escola Professora Francisca Borba, que irá disponibilizar um aplicativo à direção aos professores para acionar a polícia em casos de emergência. A apresentação foi realizada na manhã na última sexta-feira, 21, com a presença do prefeito Tiago Baltt e a secretária de Educação, Blaise Keniel da Cruz Duarte.
“Nós sempre estamos muito preocupados com a segurança de toda a comunidade que frequenta e estuda na escola. Já temos câmeras, portões bem fechados, vigias e monitoramento. Além desses sistemas que a comunidade precisa, estamos implantando novas ferramentas”, enfatiza a secretária de Educação, Blaise Keniel da Cruz Duarte.
“Fomos acionados pela administração municipal para identificar uma solução e apontamos o uso de plataformas tecnológicas acessíveis aos professores onde teria um dispositivo de alerta. É um reforço para a segurança e uma ferramenta a mais. A mensagem de SMS é enviada de forma geolocalizada de onde foi acionado e a resposta é imediata”, explica o diretor da Urbanii, Rubem Henrique. A empresa é a atual responsável pelo sistema de monitoramento do município.
A secretaria visa ainda a futura instalação de totens de segurança com câmera 360º, que irá manter o ambiente de escolas municipais e centros de educação infantil monitorados. “O totem será vinculado à polícia e a empresa, dando mais segurança aos nossos alunos, funcionários a comunidade em geral”, enfatiza o diretor da Escola Professora Francisca Borba, Cássio Simões.
“Essa é mais uma ação que estamos trabalhando para uma melhor segurança para as nossas crianças. Também tenho filhas em escolas e sei qual é a preocupação dos pais. Com certeza iremos trabalhar juntos para termos segurança para alunos e professores”, conclui o prefeito Tiago Baltt.
O jornalista Luis Varela acompanhou o anúncio oficial. Confira o vídeo: