Um bebê nascido na cidade de Tubarão, no sul do estado de Santa Catarina, já possui anticorpos contra a Covid-19. A criança, que nasceu há cerca de 40 dias e teve a imunidade transmitida pela mãe que foi vacinada em fevereiro.
Talita Menegali Izidoro, uma médica de 33 anos deu a luz a Erico, no dia 9 de abril, passou por um teste neutralizante para o coronavírus no dia 11 do mesmo mês. Na amostra analisada, foram encontrados 22% de anticorpos contra o Sars-Cov-2, que é o vírus que causa a Covid-19. Segundo especialistas, a imunidade é atingida com índices acima de 20%.
Os resultados dos exames de Enrico foram analisados pelo laboratório responsável pela coleta, a mãe, que é médica, e os responsáveis pelo acompanhamento pré-natal de Talita.
“O valor padrão que se coloca para considerar se é reagente ou não é acima de 20%”, disse o secretário de Saúde de Tubarão, Daisson Trevisol, à Folha de S. Paulo. “Mas não faz muita diferença, pois essa quantidade já dá a ele uma imunidade evitando pelo menos um agravamento da doença”.
Como atua na linha de frente do combate à pandemia, a médica foi uma das primeiras vacinadas da cidade. Ela tomou a Coronavac quando já estava com 34 semanas de gestação. À Folha, ela contou que a decisão pela imunização foi tomada em conjunto com seu obstetra, uma vez que, em fevereiro, ainda não havia um protocolo do Ministério da Saúde para vacinação de gestantes.
Para tomar a decisão de se vacinar, Talita levou em consideração o fato de o bebê já estar praticamente formado e de o imunizante da Sinovac ser produzido com vírus inativado. Por conta disso, o risco ao feto, em tese, seria menor. “Não tive medo algum, pois, como médica, estava na linha de frente e a vacina traria muitos mais benefícios”, afirmou a médica.