Selecione uma das opções:

Com 4 dias de diferença, bombeiros voluntários de Penha salvam dois bebês engasgados

Bebês resgatados pela corporação tinham quatro meses e oito dias de vida, respectivamente, e ocorrências foram no bairro Gravatá.


20 de maio de 2021 por
Compartilhe:

As mamães de Penha podem sempre contar com a proteção dos bombeiros voluntários do município caso surja alguma emergência – e foram duas registradas entre os dias 13 e 17 de maio. No último dia 13, a corporação salvou um bebezinho engasgado, por volta das 20h50, no bairro Gravatá.

O pequenino tinha apenas oito dias de vida, e uma manobra de desengasgo foi efetuada. Ele ficou bem, mas mesmo assim, junto da mamãe, foi encaminhado para avaliação no Pronto Atendimento 24h de Penha, na Rua Calixto Luiz Honório, no centro.

Já nesta segunda-feira, dia 17 de maio, novo engasgamento – também no Gravatá, de um pequeno com apenas quatro meses. A manobra, chamada “tapotagem”, foi novamente efetuada, e novamente a criança voltou a respirar normalmente e estabilizou. Os socorristas novamente acharam correto encaminhar mãe e filho para o PA 24h, visando a avaliação médica regular. A ocorrência foi às 19h15.

📰 LEIA TAMBÉM:

Em geral, socorristas orientam que na maior parte das vezes, o engasgamento é leve e, por isso, nesses casos é aconselhado pedir para a criança ou mesmo adulto tossir cinco vezes com força; bater cinco vezes no meio das costas, mantendo a mão aberta e num movimento rápido, de baixo para cima.

Porém, se isso não funcionar, ou se o engasgamento for mais grave, como o que acontece ao comer alimentos moles como carne ou pão, deve-se iniciar imediatamente a “manobra de Heimlich”:

• Ficar de pé atrás da vítima, que também deve estar de pé;
•Passar os braços à volta do tronco da pessoa;
• Cerrar o punho da mão que tem mais força e colocá-la, com o nó do polegar, sobre a boca do estômago da vítima, que fica entre as costelas;
• Colocar a outra mão sobre a mão que tem o punho cerrado;
• Fazer pressão com as mãos contra o estômago da pessoa, para dentro e para cima, como se fosse desenhar uma vírgula.

E mesmo assim, se o susto for grande e a mãe, pai ou responsáveis precisar, é só chamar a corporação. Os bombeiros voluntários atendem pelo fone 3345.1001 em Penha.

Ações dos bombeiros em favor das mamães têm sido permanentes. Fotos Divulgação.
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Clique aqui e comente.x