Selecione uma das opções:

Vídeo de humor pró-vacina da Secretaria de Saúde de Penha gera rejeição de órgãos de defesa da mulher

Prefeitura assegura que não houve intenção de ofender e retirou esquete do ar; Procuradoria da Mulher não gostou e vai ao MP


8 de maio de 2021 por
Compartilhe:

Um esquete de humor gravado para incentivar a vacinação dos idosos de Penha acabou gerando críticas e rejeição ao seu conteúdo por parte de órgãos de defesa da mulher e da luta contra a violência doméstica. O Governo Municipal de Penha negou de imediato qualquer intenção de ofender mulheres e idosos.

O vídeo, postado inicialmente nas páginas oficiais do Município de Penha na quarta-feira, 5 de maio, mostra o popular “Comandante Durão”, personagem do ator Martinho Beny, interagindo com a “Vovó Mais Famosa do Mundo”, personagem do ator Rith Grigorio.  

Na peça publicitária humorística, Durão batia com um porrete na vovó, forçando-a a se vacina – um porrete de espuma, claro. O vídeo tem 1 minuto e 30 segundos de duração, mas gerou reações imediatas, por exemplo, do Movimento Penha para Elas e da Procuradoria da Mulher na Câmara de Vereadores.

📰 LEIA TAMBÉM:

Durão força a vovó entrar num posto para se vacinar – ela estava com medo da agulha, e o comandante, que ficou famoso nos programas Comando Maluco e A Praça é Nossa, do SBT, brinca que ela, por ver idosa, consumiria mais vacina. Mesmo depois de vacinada, a vovó seguiu apanhando do comandante.

O roteiro não foi aprovado pelos órgãos de defesa da mulher. Muri Rocha, presidente do “Penha para Elas”, lançou nota ontem, considerando que se a violência contra a mulher é retratada todos os dias, os atos contra os idosos são pouco noticiados, porque o idoso acaba invisibilizado pela sociedade.

Segundo Muri, a propaganda foi “infeliz” e o que “deveria ser leve, um convite à vacinação”, causou revolta. Ela ainda considerou que o dinheiro público foi desperdiçado par amostrar uma idosa agredida, empurrada e vacinada à força, e ainda, um personagem militarizado forçando um ato que deveria ser espontâneo, além de servidores colocados em situação constrangedora.

Na visão da entidade, o esquete de humor feriu mulheres e idosas, e também o  movimento que luta por equidade de gênero na cidade. Já o vereador Luiz Vailatti, o Ferrão, do Partido Podemos, que junto do vereador Everaldo Dal Posso, o Italiano (PL), divide o comando da Procuradoria da Mulher no Legislativo de Penha, também rechaçou o vídeo e diz que fará uma representação no Ministério Público. Segundo ele, o vídeo foi “inadmissível” e muito mal concebido.

Prefeitura: “sem intenção de denegrir”

Em nota oficial, a Prefeitura de Penha se manifestou no final da tarde de quinta-feira, dia 6 de maio, informando que excluiu o vídeo e pedindo desculpas a quem se sentiu ofendido. Segundo o Governo Municipal, o vídeo teve o objetivo de demostrar que apesar do temor e do medo da população em relação à vacinação contra Covid-19, o fato de permitir e garantir a sua vacina é de suma importância.

A nota ainda reafirmou que o objetivo da publicação teve “caráter informativo, educativo e de orientação social”, para garantir o acesso à vacinação disponível na rede de saúde, e “não teve a intenção de ferir ou denegrir a imagem da mulher ou da pessoa idosa”.

A Prefeitura ainda frisou que os artistas e humoristas da esquete de humor, Martinho Beny e Rith Grigório, gravaram gratuitamente, sem custos à Secretaria de Saúde. Esse é o terceiro vídeo de Durão para divulgar a campanha de vacinação em Penha.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Clique aqui e comente.x