A Polícia Militar de Penha reforçou nesta sexta-feira, dia 30 de abril, o chamado e a divulgação de um recurso importante para as mulheres vítmas de violência: o “botão de pânico”, que aciona as forças de segurança quando mulheres estão sob ameaça.
Segundo a PM penhense, no último dia 29, quinta-feira, em Brusque, uma mulher ameaçada foi salva graças a esse recurso, quando a PM foi acionada para atender a um chamado emergencial por violência doméstica. Ao chegar no local, os policiais encontraram o agressor já na residência da vítima.
A mulher tinha uma medida protetiva de urgência em seu favor, lavrada pelo Juiz da Comarca, e os policiais prenderam o autor pelo crime de descumprimento dessa determinação. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Brusque, onde foi autuado em flagrante delito.
Segundo lembra a corporação de Penha, o “botão do pânico” é um mecanismo disponibilizado às vítimas de violência doméstica que possuem medida protetiva em seu favor, expedida pelo Poder Judiciário e tem ajudado a proteger e a salvar muitas mulheres, fazendo a diferença na vida delas.
Esse mecanismo faz parte do aplicativo PMSC Cidadão e pode ser baixado por toda a população, gratuitamente, através da PlayStore ou AppStore do celular.
Acionado o botão do pânico, a ocorrência é imediatamente enviada para a Central de Emergências da Polícia Militar, que emprega agilidade e rapidez para atender à solicitação. O endereço é automaticamente repassado à PMSC pelo GPS do smartphone. Baixe o aplicativo. É simples, rápido, seguro e gratuito.