De forma virtual, no último dia 6 de abril às 19h, a Assembleia Eleitoral do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONDEMA), se reuniu para a posse dos representantes da sociedade civil e eleição do oceanógrafo e ambientalista Gilberto Manzoni para a presidência, na gestão 2021-2023.
Devido à existência de mais entidades do que o número permitido pela lei, houve a proposta da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Academia de Letras se unirem para participar do conselho, o que foi aprovado por unanimidade. Após votação, ficou a OAB como titular e a Academia de Letras como suplente.
Dois conselheiros representantes da sociedade civil se apresentaram como candidatos a presidência: o oceanógrafo Gilberto Manzoni, pela UNIVALI, e o Romário Bittencout, pelo GRASC. Eduardo João de Souza se candidatou a vice-presidente, como representante do Poder Público, e foi apoiado pelos demais.
Aberta a votação, Gilberto obteve sete votos e Romário quatro. Após o resultado, foi então empossado o novo presidente , Gilberto Caetano Manzoni e seu vice, Eduardo João de Souza. “Ser eleito no Condema é uma grande responsabilidade, há cerca de 25 anos venho participando de conselhos comunitários, mas é a primeira vez que assumo como presidente, e faço isso por ter compromisso moral com a sociedade. A missão da nova presidência é trabalhar em conjunto com todos do conselho para proporcionar um desenvolvimento do município ao lado da gestão pública”, reforçou.
O novo vice-presidente Eduardo João de Souza reforçou o trabalho de parceira entre os órgãos. “É uma alegria participar pela primeira vez deste Conselho que é muito importante para o município, principalmente por termos agora o Instituto de Meio Ambiente criado. O primeiro alinhamento, feito com o presidente do Condema, será uma leitura e revisão do regimento interno para que possamos ajustar ou sugerir alguma mudança para que melhore o trabalho em parceria com o órgão do município e dentro das Leis ambientais”, ressaltou.
Ainda, durante a reunião, foram nomeados os secretários do Condema, Luis Gustavo Varela e Josimar de Moraes Pereira, que ocuparão pela primeira vez, de forma compartilhada, a secretaria executiva do Conselho.
O secretário executivo eleito, Luis Gustavo Varela, destacou a necessidade da representação da sociedade civil continuar atuante. “A composição entre OAB e ALB para integrar o Condema foi uma proposta para somar ao conselho, com representantes das letras e registros da memória ambiental e também da justiça e do exercício do direito. Uma combinação que renderá atuação de excelência”, destacou.
Representantes da sociedade civil:
■ Associação dos Moradores e Amigos da Praia Grande (AMAPG)
Gabriela Garbinatto Chevarria e suplente, Eric Sanches Simões;
■ Associação dos Moradores e Amigos do Quilombo (AMAQ)
Titular, Stephany Ribeiro e suplente, Christiane Maria Mees;
■ Associação Comercial e Industrial de Penha (ACIPEN)
Titular, Márcio Piccoli Bergamann e suplente Jonni Lucas Janck;
■ Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
Titular, Gilberto Caetano Manzoni e suplente, Rosimeri Carvalho Marenzi;
■ Associação de Resgate e Ação de Salvamento Coordenado (GRASC)
Romário Julio Bittencourt e suplente, Josimar de Moraes Pereira;
■ Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
Representada por Rodrigo Duarte Maia e suplente,
■ Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina
Representada por Luis Gustavo Varela.