A somatória de 402 novos focos de dengue em Penha somente de janeiro a março deste ano motiva o Departamento de Vigilância em Saúde de Penha a anunciar um mutirão de combate aos focos do mosquito no bairro Nossa Senhora de Fátima, nestas próximas segunda e terça-feira, dias 12 e 13 de abril, visando alertar a população sobre materiais que podem se tornar criadouros do Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
O mutirão iniciará na segunda pela manhã e os agentes Departamento de Vigilância em Saúde de Penha vão visitar casa a casa, realizando a ação de identificar e eliminar os focos de criadouros de larvas, com a aplicação do produto que atua na fase aquática do ciclo da vida do mosquito.
De acordo Alexandre Deolindo, fiscal de Vigilância Epidemiológica e responsável pelo Programa Dengue, apenas neste primeiro trimestre de 2021, estes 402 novos focos de dengue requerem especial atenção.
Segundo ele, na área do Nossa Senhora de Fátima começou a aparecer focos da dengue com frequência. “Então, pedimos que a população preste atenção em garrafas de água, pneus e vasilhas que ficam abandonadas em espaços abertos e que possam acumular água sendo um foco para o mosquito”, relata. Os principais locais de foco são pneus, lixos em terreno baldio e locais de difícil acesso.
Durante todo o ano, o Departamento de Vigilância em Saúde de Penha mantém em funcionamento 400 armadilhas para mosquitos da dengue que são visitadas semanalmente, os agentes realizam visitas quinzenais em pontos estratégicos como cemitérios e borracharias, além disso, os mutirões são realizados nos bairros com periodicidade.
O mutirão de combate à dengue no bairro Nossa Senhora de Fátima acontece na segunda-feira (12) no Loteamento Penha 1 e na Rua Felipe J Anacleto e na terça-feira (13) no Cohab. Todos os agentes estarão uniformizados e com crachá de identificação.