E mais uma vez Mariana Nara da Costa, estudante da Escola Municipal Rubens João de Souza, de Penha, está no pódio –e dessa vez, não é qualquer pódio. A estudante sagrou-se campeã estadual de xadrez escolar na categoria sub-12 feminina, na manhã de sábado, dia 27. Devido à pandemia o evento ocorreu on line, e mesmo assim, não foi páreo para a craque mirim de Penha.
O campeonato, intitulado 2º Desafio FCDE de Xadrez Escolar, foi promovido pela Federação Catarinense de Desporto Escolar (FCDE), em parceria com a Federação Catarinense de Xadrez. Ao todo, segundo o treinador e pai de Mariana, professor Maico da Costa, foram 52 atletas de 7 a 18 anos participando do evento. Mariana, além de vencer sua categoria sub-12, também foi a melhor atleta até 14 anos neste evento. Conquistou cinco vitórias em sete possíveis.
Mariana é atleta da Fundação Municipal de Esportes de Penha, aprendeu a jogar xadrez nas aulas do contraturno escolar. Seu retrospecto é cada vez mais positivo. Maico da Costa, que inseriu a modalidade no contraturno de Penha, reforça que a pequena enxadrista disputou o Brasileiro Online da categoria, no ano passado, e ficou em terceiro lugar, faturando a vaga para o Panamericano presencial desse ano.
Mariana Nara vem de uma campanha tão positiva que a coloca como uma das principais atletas da modalidade no Estado. Em 2019, sagrou-se a quarta melhor atleta brasileira de xadrez na sua categoria (até o 4º ano do ensino fundamental).
A enxadrista foi também campeã do Torneio Regional da Modalidade, ocorrido em 2019, em Itajaí, onde sagrou-se à etapa nacional. Maico agora pede que empresários interessados o procurem, em busca de apoio. O Panamericano 2021 será em Florianópolis, e o contato do professor para dúvidas ou apoios é o 9641-8053.