Uma história e um exemplo para lá de positivos que precisavam ser registrados pelo Jornalismo Marazul: o jovem Elio Quintino da Silva Júnior, o Elinho, 30 anos de idade e morador da Praia Grande, em Penha, foi procurado ontem pela reportagem, a fim de divulgar a campanha que ele e sua família desencadearam para custear o tratamento de um câncer que acometeu o Elinho.
Para surpresa da reportagem, Elinho, cheio de vida e disposição, agradeceu à emissora, revelando que graças à mobilização de amigos de Penha e região, os R$ 37 mil necessários ao custeio de seu tratamento já haviam não apenas sido arrecadados, mas superados, chegando a R$ 43 mil. E que ele não iria mais solicitar recursos enquanto dispor desse valor inicialmente arrecadado para garantir seu tratamento.
Elinho descobriu sua doença em junho do ano passado, e desde então, redobrou os cuidados para lutar pela vida. Amanhã, quarta-feira, dia 31, ele vai a Criciúma, onde passará pela nova cirurgia para tratamento da doença.
O carcinoma embrionário diagnosticado em Elinho já tinha lhe obrigado a uma retirada de órgãos numa primeira cirurgia, denominada “orquiectomia inguinal radical”, em janeiro deste ano, mas a quimioterapia na região reto-peritoneal apontou um pequeno e novo tumor, de 8cm., próximo da aorta e do duodeno, que precisa ser retirado.
Segundo Elinho, é uma espécie de “limpeza” na área já cirurgiada, que necessitará de um corte de 30cm na barriga, em direção ao intestino grosso. A partir dessa retirada, será possível avaliar se essa área é realmente um tumor ou uma região necrosada e benigna.
Questionado pelo Jornalismo Marazul, se precisava de mais recursos, Elinho revelou que não – até mesmo alguns brindes recebidos da comunidade estão sendo guardados como reserva caso mais dinheiro seja necessário. Elinho, entretanto, reforçou que a forma de todos auxiliarem a partir de agora, será “compartilhando sua história”. E é ele que faz seu agradecimento a todos que colaboraram, no áudio a seguir: