Um comerciante de Penha foi notificado por trabalhar em seu comércio mesmo tendo testado positivo para a Covid-19. O comerciante, dono de um estabelecimento na Avenida Eugênio Krause, fez o exame durante a semana passada, na Central de Testagem Covid-19, mantida pela Prefeitura também na Eugênio Krause, ao lado da Assistência Social.
Ele fez o exame intitulado “Swab” e também o do cotonete, testando positivo. Os profissionais da central de testagem orientaram ele ao isolamento social, mas ele seguiu trabalhando em seu comércio normalmente.
Uma denúncia de testemunhas acabou encaminhada à Vigilância Sanitária do Município, que informou ao Jornalismo Marazul que o caso é real, o comerciante foi notificado e recebeu as medidas cabíveis. O Jornalismo Marazul solicitou o detalhamento dessas medidas – mas não houve retorno da Vigilância até o fechamento da edição.
Além das legislações estadual e local de prevenção à Covid-19, é importante citar que pessoas infectadas não podem descumprir a necessidade do isolamento. O artigo 131 do Código Penal Brasileiro prevê reclusão de um a quatro anos e multa para quem transmitir moléstia grave de que está contaminado, ou agir com o fim de produzir o contágio.