Depois das informações veiculadas aqui no Radar Marazul sobre o avanço da Covid-19 em Balneário Piçarras, resultante do reinício das aulas presenciais, uma nova e má notícia atinge a educação regional: um surto de casos do novo coronavírus atingiu em cheio a Secretaria de Educação da Prefeitura de Navegantes, com pelo menos sete servidores testando positivo no local.
Entre os casos graves, a secretária de Educação, Marília Soares, que está internada – Marília tem casa em Balneário Piçarras – e também a professora Eliana Mafra, servidora do setor de recursos humanos, que está em estado grave e no aguardo de uma vaga em UTI.
O Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Foz do Rio Itajaí-açu, o Sindifoz, tem cobrado monitoramento imediato de setores públicos com surtos de Covid-19, em especial nas escolas, e transparência na divulgação dos dados e afastamento de todos os que tiveram contato com os infectados.
A assessoria de imprensa de Navegantes confirmou ontem que devido ao surto, 11 profissionais da Secretaria Municipal de Educação foram afastados, e que o atendimento presencial na Secretaria será suspenso até que a situação se normalize. Neste período, o atendimento acontecerá de forma remota, através do telefone 3185.2000, das 13h às 19h, e do e-mail [email protected].
A Secretaria de Educação passou pelo processo de sanitização na tarde de ontem (dia 14), e assim que a situação normalizar, o atendimento presencial será retomado e comunicado nas redes sociais da Prefeitura.
Marília Soares é uma das principais gestoras educacionais do litoral norte. Mestre em Educação, Especialista em Administração Universitária e Contabilidade, foi diretora de Ensino Superior e um dos nomes fortes da Faculdade Sinergia, de Navegantes, até 2020. Professora universitária, foi dirigente de faculdade Univali por dois mandatos, diretora do IFES (Instituto Fayal de Ensino Superior), entre outras funções.