Muitos turistas de Joinville frequentam Balneário Barra do Sul e outros balneários da região, como Barra Velha, São Francisco do Sul e Balneário Piçarras. Mas nos últimos quatro dias foram confirmados 458 novos casos de coronavírus em Joinville, e atualmente como 214 deles estão internados, e o número de mortes ultrapassa 716 vítimas, esses joinvilenses não devem rumar para o litoral.
E devido a esse quadro, os cuidados para evitar a propagação do coronavírus seguem neste final de semana na região, com a suspensão do funcionamento de serviços não essenciais das 23h do dia 5 março (sexta-feira) até 6h da próxima segunda-feira – como é caso de Balneário Barra do Sul. Isso significa que não será permitida a permanência ou a circulação de pessoas nas praias. Bares, restaurantes e serviços não essenciais também estarão fechados neste final de semana.
Araquari
Em Araquari, o boletim da Secretaria de Saúde registrou mais uma morte por Covid-19 na quarta-feira, dia 3, e agora soma 28 óbitos. Amanhã e domingo, o decreto continua valendo também em Araquari, com a suspensão do funcionamento de serviços não essenciais até segunda.
Barra Velha
Em Barra Velha, a força-tarefa será mantida, segundo informou o secretário de Saúde Maurício Coimbra, como apoio de servidores da Saúde, Defesa Civil e se necessário, bombeiros e policiais. A intenção é manter pelo menos as três barreiras já instaladas no final de semana passado, em especial, na entrada de Barra Velha.
Não há alteração no decreto municipal determinado pelo prefeito Douglas da Costa, mas a fiscalização da orla seguirá, e também dos bares e demais estabelecimentos comerciais – com horários das 6h às 22h, diariamente, e para os serviços de delivery, das 6h às 24h.
Penha
Em Penha, a força-tarefa Covid-19 é diferenciada, com fiscalização diária no município e não apenas nos finais de semana. Edevilson Nascimento, da Vigilância Sanitária, informa que as medidas restritivas seguirão, e o trabalho de orientação também, com a junção entre PM, Vigilância e Secretarias Municipais, além da Defesa Civil.
A Vigilância Sanitária de Penha observa que bares e similares têm que fechar às 23:59, e o último cliente pode entrar no máximo às 23h. Já parque temático será limitado a 25% da capacidade, e não podem haver aglomerações em praças e praias.
Balneário Piçarras
Em Balneário Piçarras, onde houve uma mudança no decreto loca durante a semana, as medidas restritivas também contarão com fiscalização neste final de semana. O prefeito Tiago Ballt alterou durante a semana o decreto que permite presença nas praias, entretanto, sem aglomerações. E liberou um serviço de delivery para a construção civil.