A identificação do corpo do empresário e servidor público Edilson Joaquim Couto, de 55 anos de idade, encontrado dentro de um veículo Chevrolet Cobalt submerso no Rio Piçarras na manhã, de ontem, embora seja triste notícia, representou o final da angústia dos familiares, que buscavam por Joaquim desde 20 de janeiro, quando o fiscal da Prefeitura de Navegantes desapareceu.
Aos 55 anos de idade, Negão, como era conhecido, saiu de casa para o serviço, em Navegantes, e desapareceu. A última informação era que ele teria sido visto em Balneário Piçarras. Na manhã de ontem, um pescador que praticava caça submarina no Rio Piçarras se deparou com um veículo e, nele, um corpo desconhecido e mais tarde identificado pelos familiares.
Os bombeiros iniciaram o processo de retirada do carro por volta das 11h da manhã, com auxílio de uma retroescavadeira. A equipe fez a amarração de cabos para que o veículo pudesse ser içado. Por volta do meio-dia, já havia a confirmação de que era mesmo o fiscal.
A partir de agora, investigação será aberta para buscar saber o que de fato aconteceu, e como o veículo foi parar no fundo do rio. A hipótese primeira trabalhada é de suicídio – o corpo não possuía sinais de violência e estava com dinheiro e documentos. A identidade também terá que ser confirmada pela perícia.
Hipótese primeira trabalhada é de suicídio – o corpo não possuía sinais de violência e estava com dinheiro e documentos. A identidade também terá que ser confirmada pela perícia.
Na operação de ontem, os socorristas confirmaram que as características do carro de propriedade de Negão batiam com a do encontrado no rio. O veículo estava localizado em baixo de uma embarcação, atolado até a metade. Ao localizar e retirar a placa, os mergulhadores puderam confirmar a identificação do automóvel.
A Polícia Civil de Balneário Piçarras analisou documentos encontrados no carro, e também quantia em dinheiro. A identidade de Negão foi confirmada. Os policiais ainda apuraram características das roupas usadas no dia em que ele desapareceu – as quais também eram iguais às da vítima.
O Instituto Geral de Perícias estava no local para proceder com a identificação, e a Polícia Civil de Piçarras abre inquérito hoje para começar a investigar o caso. O Sindicato dos Servidores Públicos da Foz do Itajaí-açu (Sindifoz) lançou ontem uma nota de pesar pela morte do fiscal da Prefeitura de Navegantes.