
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Barra Velha surpreendeu pais e alunos nesta quarta-feira, 17 de fevereiro, ao cancelar o retorno das aulas presenciais dos quintos e nonos anos da rede municipal de ensino, anunciado para amanhã, dia 18. A decisão de última hora foi tomada em virtude de dois motivos principais, segundo apontou o secretário, professor Tadeu Luis da Silva. A princípio, a retomada foi transferida para dia 22, na semana que vem.
O primeiro motivo alegado foi a nova portaria do Governo do Estado, que estabelece que os grupos de professores com comorbidades ou integrantes de grupos prioritários para prevenção à Covid-têm o direito de permanecer em casa – o que fez com que a Educação de Barra Velha tivesse de remodelar toda a distribuição destes profissionais em salas de aula.
A segunda justificativa foi o não fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais da Educação por parte dos fornecedores contratados pela Prefeitura. O secretário Tadeu explicou que sem EPIs, os profissionais não retornam à estrutura escolar. O atraso, segundo os fornecedores, deu-se em virtude da grande demanda por esses equipamentos justamente devido à retomada das aulas.
A decisão de suspender temporariamente o retorno das atividades presenciais foi aprovada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal, o Sintrambav, de Barra Velha. Amanhã, mais detalhes no Radar Marazul, a partir das 7h da manhã, na Marazul FM.
Os demais níveis da Educação Infantil e do Ensino Fundamental seguirão as diretrizes do ensino remoto (tempo em casa), mantendo o início previsto para amanhã, dia 18 de fevereiro.