Um total de 120 pacientes foi atendido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barra Velha durante o Mutirão de Testes Ergométricos, nos últimos dias 21 e 22 de junho, participando de testes como correr em esteira com eletrodos ligados ao corpo – assim é feito o exame ergométrico, utilizado para diagnosticar doenças coronárias. Em Barra Velha, o cuidado com os pacientes cardíacos recebe atenção especial.
A ação contou com o acompanhamento de médico cardiologista e foi promovida pela Policlínica Pública, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do centro, com o objetivo de zerar o número de pacientes na fila de espera para o procedimento.
A enfermeira e coordenadora da Policlínica, Juliane Bezerra, frisa que os participantes do mutirão foram encaminhados pelo médico cardiologista da Prefeitura e já estão em tratamento na policlínica.
O teste ergométrico, ou teste de esforço, como é mais conhecido, auxilia na investigação de doenças como hipertensão, arritmias e insuficiência cardíaca. Além disso, o exame também pode ser feito quando é preciso avaliar se o paciente está apto para fazer atividades físicas e cirurgias.